

Do primeiro jogo, sobrevivem dois desportos: bowling e golfe. Os restantes desportos são distribuídos por três elementos: terra, água e ar, numa conjugação harmoniosa de desportos terrestres (frisbee, combates com espada, ténis de mesa, basquetebol, tiro com arco, bicicleta e os já referidos bowling e golfe), desportos aquáticos (jetski, canoagem e ski náutico) e aéreos (salto em queda livre, voo livre e combate aéreo). Para além do modo principal de cada desporto, temos à posteriori alguns mini-jogos divertidos.

Antes do genérico inicial, somos convidados a assistir a uma demonstração de como ligar o Wii Motion Plus ao Wii Remote, acessório este que fará toda a diferença num jogo que é uma excelente amostra das capacidades do mesmo, não estivesse o golfe e bowling novamente incluídos nesta compilação. A sensibilidade que o Wii Motion Plus traz acrescenta à forma como emprestamos os nossos movimentos ao Mii nestes desportos repetidos é funcionalmente agradável, mais realista e competitivo.
No genérico que se segue, somos convidados a aterrar na ilha resort, a que apelidaram Zuhu. Nele, somos imediatamente colocados perante um dos desportos existentes, o salto em queda livre. Este, juntamente com o voo livre pela ilha e combate aéreo fazem parte do leque de actividades aéreas, as que envolvem menos movimentos por parte do jogador (basta rodar o pulso) mas também se tornam dos mais divertidos, no sentido em que nos é dada a conhecer a totalidade da ilha. No voo livre temos uma estranha sensação de novidade, sensação essa equiparada à que tivemos quando, pela primeira vez pegámos num avião em Grand Theft Auto: Vice City e voámos sem qualquer objectivo em mente. A ilha resort é bonita, com locais diversificados e o voo livre dá-nos a possibilidade (e obrigatoriedade) de passar em determinados pontos para, assim, fazer um reconhecimento em toda a ilha.
As acções que envolvem o uso da espada contribuem para a diversificação do jogo relativamente ao primeiro jogo e também relativamente aos outros desportos que constam nesta compilação. Deste combates singulares de 3 rounds (ou quatro, em caso de empate) onde temos que derrubar o adversário da plataforma elevada com uma série de golpes e defendermo-nos dos seus, colocando o Wii Remote (espada) na perpendicular relativamente ao ataque do adversário, ao mesmo tempo que pressionamos "B", até a provas de rapidez onde colocamos os sentidos à prova, passando por um Showdown, uma autêntica alegoria aos filmes nipónicos da das décadas de 60 e 70, onde temos que derrubar bastantes adversários com a nossa espada. Esta diversidade dentro do mesmo modo, aliadas a um verdadeiro sentimento de embainhar uma espada, conseguido com o fantástico Wii Motion Plus, tornam "Swordplay" um must deste jogo.
Bicicleta acaba por se tornar na pior opção do jogo, na medida em que, com o Wii Remote numa mão e o Nunchuck na outra, temos que fazer movimentos constantes na vertical, como se de pedais se tratasse - nada divertido, pouco funcional (na medida em que o fio que liga os dois comandos acaba por atrapalhar) e muito monótono. O ténis de mesa sofre do mesmo problema que o ténis sofria em Wii Sports, ou seja, estamos dependentes do movimento do Mii. As suas pernas minúsculas não suavizam a frustração de não conseguir chegar a certas bolas fáceis mas que não conseguimos chegar por lentidão de movimentos do Mii. Por último, uma menção a três desportos de precisão: basquetebol que dos simples lançamentos ao jogo 3vs.3 se pode tornar aborrecido a médio prazo, pela monotonia que apresenta; tiro com arco que se apresenta numa aposta para o teste à concentração e precisão do jogador, com vários modos de dificuldade e distâncias relativamente ao alvo; frisbee é, talvez, o desporto mais surpreendente desta compilação, graças ao Wii Motion Plus que permite que qualquer movimento do pulso seja responsável por um lançamento do disco diferenciado.
Para quem quer jogar Wii Sports Resort em modo solo, a Nintendo desenvolveu uma espécie de troféus/conquistas em forma de "selos". Cada desporto tem 5 selos para serem desbloqueados e, assim, aumentar o interesse pela continuidade em cada desporto e aumentar o seu replay value. No entanto, este jogo atinge uma longevidade enorme quando é jogado com amigos em modo multiplayer (quer offline ou online), cooperativamente ou competitivamente. Mesmo em modo multiplayer, alguns desportos obrigarão ao uso de um só Wii Remote, mas não será isso que tirará a diversão ao jogo.
Apesar de algumas falhas em alguns desportos, Wii Sports Resort é a melhor compilação de desportos disponível no mercado para a consola da Nintendo e promete acartar consigo muitas horas de diversão, sobretudo em multiplayer. O Wii Motion Plus dá, aqui, ar do seu potencial para melhorar a forma como se joga Wii e se "empresta" os movimentos ao Mii. Com o lançamento de Red Steel 2 e outros jogos compatíveis com Wii Motion Plus, não podemos deixar de pensar na maravilha que será combater com o mote dado no modo "Swordplay" neste Wii Sports Resort. Escusado será dizer que, pelo preço do jogo, recebem um exemplar deste pequeno acessório que promete grandes mudanças.

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