Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Análise: Worms 2: Armageddon (Xbox Live Arcade)

alt

Se o franchise Worms é algo desconhecido para o leitor, é porque é novo nestas andanças, ou tem andado algo distraído. Quem conhece, sabe que as minhocas são os animais mais violentos, sádicos, perversos e estrategas do Universo. Elas fazem tudo ao seu alcance para derrotar os seus inimigos, nem que para isso tenham que dar uso às armas mais potentes do “mercado”, ou mesmo a atitudes kamikaze. De facto, o seu desejo de destruição é proporcional à sua crueldade.

altA guerra entre as minhocas já dura desde 1994, quando surgiu, pela primeira vez, Worms na "nossa velha Amiga". Este revelou-se um jogo agradável de acção, com um visual algo cartoon mas com índice de divertimento acima da média. A característica de ser um jogo cujo sistema de ataques ser por turnos, levou a que chegasse a um público abrangente. Depois de algumas continuações, remakes e incursões em 3D. Em 2007, a série surge pela primeira vez na gama Arcade do Xbox Live e desde o dia 30 de Junho que se pode encontrar Worms 2: Armageddon.


Este último título é um remake do clássico de 1999, Worms Armageddon que foi lançado para PC. Como qualquer novo jogo das minhocas guerreiras, não existe uma alteração aos cânones da saga, sendo a grande novidade deste jogo a inclusão de níveis verticais, obrigando o jogador a repensar a forma de assassinar as minhocas que se encontram muito mais acima. Mais do que nunca, justifica-se a incursão dos itens de movimento antes da utilização da artilharia de ataque.

Visualmente, Worms 2: Armageddon encontra-se muito bom, com um polimento nunca visto na série. O background traz mais vida ao cenário, com algum movimento e ligado à temática do nível em questão. Os barris explosivos são uma adição bem-vinda, tornando-se uma arma útil para infligir danos ao adversário mas também se tornam numa ferramenta que vai corroendo o cenário. É pena um dos factores negativos da série se manter, ou seja, as vozes das nossas minhocas encontram-se ainda (muito) monótonas e irritantes.

Sendo este um jogo de guerra, o maior atractivo é o arsenal. Este está dividido em itens de inflingem danos no adversário e os restantes que podem ser usados para movimentar no espaço e moldar o cenário (todo ele é destrutível). As armas que temos à disposição podem ir desde pequenos toques físicos, até à arma que dá origem ao nome "Armageddon", passando por tacos de basebol, bazzocas, minas, dinamite, granadas, apoio aéreo, ovelhas carregadas de explosivos, golpes "a la" Dragon Ball, entre muitos outros. Todas as armas têm a sua especificidade, pois podem sofrer alterações com o vento (por exemplo a bazooka), umas são ideais para destruir minhocas que se encontram envoltas em terra (como por exemplo o "caça toupeiras") e outras que são indicadas para destruir vários inimigos em simultâneo (ataque aéreo).

alt alt

Como nem tudo é ataque, mas sim estratégia, existem outros itens como teletransporte, propulsores, tocha, pára-quedas, guindaste e mais. Alguns destes serão itens únicos num só turno (teletransporte, por exemplo) enquanto que outros poderão ser combinados com outra acção no mesmo turno, se ainda restar tempo (cada turno tem uma duração média de 40 seg.).

Outro dos pontos fortes do jogo é a personalização. Existem algumas variantes do jogo que podem ser alteradas a começar no próprio sistema de jogo, como o número e tempo de cada ronda, nível de saúde de cada elemento das equipas, etc. No que à personalização das equipas diz respeito, o jogador pode alterar desde logo a língua/atitudes (onde o português marca presença mas com pronúncia brasileira), a personalidade e o cenário preferido. A nível visual, os chapéus, a cor da pele, as campas e as danças da vitória tornarão as equipas únicas, divertidas e ao estilo do jogador.

alt alt alt

Worms 2: Armageddon é um título que irá manter o jogador ocupado por muitas horas em single-player, cuja campanha é composta por 35 missões, onde cada vitória dará moedas que servirão para comprar novas armas, itens de personalização, entre outros, na loja que se encontra no menu principal. Contudo, a série Worms sempre teve reconhecimento pelo seu replay value, ora pelas horas de diversão que proporciona a jogar quick match ou mesmo com companheiros em multi-player, quer num jogo local, quer através do Xbox Live (até 4 jogadores). Uma coisa é certa: a diversão estará garantida em qualquer dos modos.

Numa relação qualidade / preço (800 MS Points) / replay value , Worms 2: Armageddon é um título a não perder.

alt

Sem comentários: