A PlayStation ainda é líder do mercado português, mas a quota de mercado desta consola desceu radicalmente nos últimos três anos: passou de quase 90% para 58%. Segundo o director de marketing da PlayStation, Gonçalo Fialho, este decréscimo deveu-se ao forte investimento que a Nintendo tem feito em Portugal e ao consequente alargamento do mercado.
"É preferível ter 60% de um mercado que vale 200 milhões de euros a 90% de um mercado que valia 50 milhões", explicou ao i o responsável, sublinhando que a aposta da Nintendo até beneficiou a Sony. "Antigamente só investia a PlayStation, agora são dois players a puxar pelos consumidores", acrescenta.
O facto é que o mercado português de consolas já cresceu 20% só nos primeiros oito meses do ano - e ainda não foram lançadas as grandes novidades de 2010, o PlayStation Move e o Microsoft Kinect, que vão competir pelo pódio na época natalícia. Ambos são sistemas adicionais às respectivas consolas (PlayStation 3 e Xbox 360), que usam câmaras e sensores para detectar o movimento dos jogadores. No caso do PlayStation Move, é usado um comando sem fios semelhante a uma lanterna; no caso do Kinect, o comando é o corpo do jogador. Estas apostas vão entrar no território de ouro da Wii, que se popularizou pelos jogos com movimento e os controladores de pulso.
A Sony é a primeira a antecipar a época natalícia, com o lançamento do Move na próxima semana. Gonçalo Fialho espera vendas na ordem das 75 mil unidades, isto é, 25% das 300 mil PS3 activas em Portugal. No total existem 1,8 milhões de consolas Sony no país, o que torna o mercado português o campeão da PlayStation a nível europeu.
Sem comentários:
Enviar um comentário