
A TAKEitGAME teve a oportunidade de entrevistar Marek Rosa, o produtor do primeiro jogo da Keen Software House, a ser lançado para PC e Xbox Live - e, aparentemente, não só - intitulado Miner Wars.
Sempre acessível, Marek Rosa revelou-nos que o jogo nasce de uma mistura de influências de várias áreas, tais como videojogos (Tunneler, Descent e Forsaken) cinema (Aliens) e literatura (Gateway de Frederik Pohl). O jogador encarnará Marco Polo, um de dois irmãos que vivem no planeta Terra no ano 2061, uma época em que o planeta carece de recursos naturais, obrigando à exploração de recursos no Espaço. A nossa missão começa quando Marco e Mario Polo se lançam à aventura no "vazio" e é numa das suas investidas de procura de artefactos alienígenas (e não na exploração mineira) que são atacados pelo grupo de activistas Space Peace.
O jogo promete pela história e por algumas das suas características que o podem tornar num jogo único. Fiquem a saber mais do jogo e do seu futuro:
Sempre acessível, Marek Rosa revelou-nos que o jogo nasce de uma mistura de influências de várias áreas, tais como videojogos (Tunneler, Descent e Forsaken) cinema (Aliens) e literatura (Gateway de Frederik Pohl). O jogador encarnará Marco Polo, um de dois irmãos que vivem no planeta Terra no ano 2061, uma época em que o planeta carece de recursos naturais, obrigando à exploração de recursos no Espaço. A nossa missão começa quando Marco e Mario Polo se lançam à aventura no "vazio" e é numa das suas investidas de procura de artefactos alienígenas (e não na exploração mineira) que são atacados pelo grupo de activistas Space Peace.
O jogo promete pela história e por algumas das suas características que o podem tornar num jogo único. Fiquem a saber mais do jogo e do seu futuro:
TAKEitGAME: A Keen Software House é uma produtora recente. Quantas pessoas estão a trabalhar, neste momento, na empresa?
Marek Rosa: Neste momento temos 5 pessoas na empresa: eu (CEO, Game Director, Lead Programmer e Lead Artist); outro programador; outro artista + um artista externo; mais algumas pessoas para o argumento, trabalho sonoro, relações públicas e marketing, artistas e programadores externos. Todos estão a trabalhar em Miner Wars.
Marek Rosa: Neste momento temos 5 pessoas na empresa: eu (CEO, Game Director, Lead Programmer e Lead Artist); outro programador; outro artista + um artista externo; mais algumas pessoas para o argumento, trabalho sonoro, relações públicas e marketing, artistas e programadores externos. Todos estão a trabalhar em Miner Wars.
TG: Em algumas ocasiões podemos ler a Keen Software House a referir-se que está empenhada em criar videojogos inovadores. O quão inovador será Miner Wars?
MR: - A grande atracção de Miner Wars é o seu ambiente totalmente destrutível. Isto quer dizer que poderás escavar túneis em asteróides, fazer buracos, etc.
- O jogo terá um gameplay 6DoF e este tipo de jogos são raros nestes dias - especialmente se jogado em túneis estreitos.
- Single-player combinado com multi-player. Jogarás a história no single-player mas serás colocado no mesmo universo que os outro jogadores, noutro sector. Se o jogador quiser, poderá chamar os amigos para a sua história single-player. Gameplay cooperativo era algo que eu adorava no velho Duke Nukem e eu estava a sentir saudades desse tipo de jogos.
TG: O nosso objectivo primário é o de explorar e extrair recursos. Teremos missões secundárias?
MR: Sim, teremos outro tipo de missões como: salvamento, vingança, defesa da base, roubo, transporte, procura e destruição e mais. Eu vejo a exploração mineira apenas como suplemento dos outros factores. Já agora, a história começará com uma cena de acção intensa, por isso, terás de sobreviver para a primeira missão de exploração mineira.
TG: O jogo terá um ambiente de completamente destrutível mas o que eu gosto mais é de destruir a minha nave. Posso despenhar-me ou poderão os vidros sofrer danos?
MR: A tua nave poderá ser destruída se o inimigo te abater ou se colidires demasiado com superfícies. Mas as naves de mineração são muito resistentes, por isso quando voarmos pelos apertados túneis e batermos na superfície, a nave sobreviverá a isso (imaginem que é como guiar um tanque numa cidade).
Mencionaste vidros partidos. Sim, a nave terá vidro no cockpit que poderá ser parcialmente destruído por projécteis ou rochas repelidas por explosões. Ocorrerão fugas de oxigénio e tu terás que reagir a isso. O vidro reparar-se-á, por si, numa questão de segundos. Mas é um bom efeito quando o inimigo te atinge pela frente e vês o buraco da bala e destroços de vidro a voar.
TG: O jogo terá um sólido single-player, ou será um jogo vocacionado para o multi-player?
MR: Como expliquei anteriormente, será uma combinação. Não quero chamar-lhe um MMO, porque quando penso em MMO vejo jogos em que terás que interagir com outros jogadores, considerando que Miner Wars irá permitir jogo solo também.
TG: Em algumas ocasiões, podemos ler o Mark a referir-se a "lançamentos futuros", como quando alguém fala, por exemplo, na eventual possibilidade que permitirá criar massa em vez de a destruir. Haverá conteúdo adicional para download?
MR: Eu planeio o jogo de forma a ter sequelas. Não existirão subscrições mensais ou addons, mas novos episódios com intervalo de 6 a 12 meses. É assim que estou habituado a fazer software - sempre a evoluir. Por isso, se tudo correr bem, 6 a 12 meses depois do primeiro lançamento, faremos Miner Wars 2. Continuará onde o primeiro acabou. Os jogadores continuarão com as suas personagens e histórias, mas com novas funcionalidades.
TG: O jogo estará disponível para PC e Xbox Live. Alguma razão específica para o lançamento do jogo nestes dois serviços?
MR: A principal razão é o facto de sermos malta de Windows, por isso desenvolver para PC e Xbox é natural. Outra razão é o facto de termos começado com o XNA da Microsoft e este framework simplifica muitas das tarefas de relacionadas com a produção.
Um dos futuros lançamentos será Miner Wars "2D" para iPhone, PSP e outras plataformas portáteis. Será jogado desde o topo e estarás a operar um "tanque de mineração". Acredito que pode ser ainda mais divertido que a versão 3D, especialmente porque a navegação será mais fácil.
TG: Como descreve Miner Wars numa frase?
MR: Miner Wars é um shooter subterrâneo-e-espacial 6DoF single / multi-player jogado num ambiente totalmente destrutível
TG: Como pensa que as pessoas receberão o jogo? Boas expectativas?
MR: As primeiras impressões que temos são realmente boas. Existem algumas comunidades que estão à espera de outro jogo 6DoF para se revelar. Quando fizemos alguns testes, as pessoas gostaram do jogo e a primeira coisa que fizeram foi destruir tudo à sua volta. Espero que as pessoas gostem, é para isso que o faço. Se alguma característica não for aceite ou popular, podemos sempre muda-la em poucos dias (como é um jogo online, os updates são fáceis).
A equipa da TAKEitGAME agradece a atenção de Marek Rosa e deseja as melhores felicidades para o jogo e para a empresa.
Mais informação:
Site oficial de Keen Software House
Site oficial de Miner Wars
Trailer de Miner Wars
Tópico Miner Wars no fórum TAKEitGAME
Imagens de Miner Wars:
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