
Estava eu a passar algum tempo do meu tempo na visita regular aos blogs que considero úteis (são poucos mas os que gosto, são bons) e estava a passar pelo blog de Nelson Zagalo, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciência dos Videojogos, quando me deparo com uma alusão ao que considero o maior passo de sempre para uma maior cultura na área dos videojogos em Portugal.
Depois de, ao longo das últimas semanas, ter falado dos videojogos e produtoras made-in Portugal que contribuem para elevar a marca nacional além-fronteiras, onde mencionei que apesar de Portugal contribuir apenas com uma ínfima parte das receitas do mercado europeu, a verdade é que indústria até está a crescer de forma gradual.
É com orgulho que falo da primeira investida dos videojogos no ensino superior, em Portugal - e logo a duplicar! Uma licenciatura em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais no Instituto Politécnico de Cávado e do Ave. Esta licenciatura tem como objectivo formar alunos que desejam seguir uma das seguintes saídas profissionais:
_ Engenheiro de software;
_ Programador de jogos digitais;
_ Treino baseado em computador;
_ Programador de aplicações para a Web;
_ Consultoria, investigação e desenvolvimento;
_ Docência e formação;
_ Programador de aplicações: multimédia, e-learning, simulação gráfica, realidade virtual, sistemas interactivos e inteligência artificial;
_ Gestor de redes informáticas;
_ Analista de software;
_ Gestor de projectos de software;
_ Comercial na área do software.
A segunda oferta é uma pós-graduação em Design de Videojogos na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e destina-se a "Licenciados (ou equivalente) em Design e em Multimédia ou outros licenciados que comprovem possuir conhecimentos técnicos nas áreas de videojogos". Entre o corpo docente encontra-se parte da equipa da Seed Studios, entre eles o produtor de Under Siege, Filipe Pina.
A indústria dos videojogos está a movimentar-se e esperam-se mais desenvolvimentos, ainda este ano, no que respeita à forma como os videojogos estão a ser encarados em Portugal. Para isso basta estarem ligados à TAKEitGAME.
Sem comentários:
Enviar um comentário