Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Análise: Forza Motorsport 3

alt

Falar de Forza Motorsport 3 é uma tarefa, acreditem, muito ingrata, na medida em que me é incutida a tarefa de analisar o jogo e ser uma ajuda para a decisão do leitor. Comprar ou não comprar? Bem, isso depende se querem o jogo que simula o automobilismo ou outro qualquer.

Bem, ao ler a frase anterior, podem ter ficado com a impressão que isolei este jogo de todos os outros. A verdade é que a categoria de jogos de carros na Xbox 360 divide-se em duas sub-categorias: Forza Motorsport 3 pertence a uma e todos os outros compõem a outra. Simulação automóvel mais realista não encontram em mais nenhum título. À simulação alia-se uma vertente de personalização enorme.


A Turn 10 arregaçou as mangas e pôs-se ao trabalho, colocando inúmeros veículos de marcas conhecidas por todos. De facto, a quantidade de veículos é tal que o número me é incerto. Quem se atrever a contar, a editora avisa que irá ultrapassar os 400. Se decidirem pelo modo carreira, não esperem, no entanto, colocar logo as mãos em carros da BMW, Mercedes, ou Ferrari. Terão que mostrar que são os reis das pistas, numa primeira fase com, por exemplo, um Ford Fiesta. Ao mostrarem que conseguem fazer "omeletas" com "frigideiras de fraca potência", essa virtude irá sendo recompensada com novos carros de origem e facilidades no upgrade dessas viaturas, se pretenderem passar ao nível seguinte e puxar por essa veia tuning que estava escondida. A partir do momento que vencerem prémios, para além de simples corridas, ser-vos-ão atribuídos pontos que servirão para comprar novas viaturas.

Demasiado depressa? Ok, eu coloco o pé na embraiagem, reduzo a velocidade e meto uma mudança abaixo. Para quem não está habituado a este tipo de jogos, fiquem a saber como serão colocados a competir; têm um calendário que terão que seguir e escolher entre os eventos semanais, tendo pelo meio algumas provas do Campeonato do Mundo. Ao competir nesses eventos semanais (que poderão ir de Circuit, Oval, Drag, Drift, ou mesmo cronometragens) ganharão a experiência e pontos necessários para competir nas provas principais, de forma mais conveniente - que é como quem diz, com os carros mais potentes permitidos.

alt alt alt


Se pensam que tudo isto da simulação e eventos semanais vos parece demais para quem não está habituado a estas andanças, fiquem a saber que o jogo tem um bom sistema de dificuldade. Se num evento querem correr com mudanças manuais e sem qualquer tipo de ajudas automáticas, ficando por vossa conta, a corrida ganha tem muito mais sabor. Se no evento seguinte, se sentirem mais inseguros, o título oferece a possibilidade de ajudas, a começar nas mudanças automáticas, sistema de travagem automático, linha de orientação e a acabar na possibilidade de poder voltar atrás e refazer a curva de uma melhor forma, ou evitar uma colisão. Ora, a vitória nas duas corridas, com sistemas de condução diferentes irá levar a que a primeira dará direito a muitos mais pontos de bónus do que na corrida com as vantagens automáticas. Assim, Forza Motorsport 3 apresenta-se como um jogo capaz de agradar a quem gosta de um estilo um pouco arcade, mas também aos veteranos que apreciam um estilo mais realista. Igualmente, é um jogo para quem está por dentro deste tipo de jogos e para quem é novato na condução virtual automobilística.

O que torna Forza Motorsport 3 tão especial? Pode o simples comum mortal que nunca pegou neste jogo perguntar. Ora, responder a essa questão é o que torna esta análise tão difícil, pois só com o jogo na consola, todas as ajudas automáticas postas de parte e a câmara colocada no lugar do piloto é que se tem a verdadeira noção da grandeza deste título. Graficamente belo, com grande destaque para os carros e os jogos de luz que deles sobressaem, mas também com um ambiente externo à corrida em si. Falo pois dos cenários (rurais, montanhosos ou urbanos) que foram tratados com um realismo que nos suster a respiração antes da corrida, pois quando estamos em pista, não há beleza exterior que nos desvie o olhar para outro lado que não o horizonte do asfalto. A caixa de velocidades manual é algo obrigatório para quem, para além de realismo, não se quer atrasar pela deficiente caixa de velocidades automática que nos faz perder tempo a olhos vistos.

alt alt


Ainda no campo gráfico, as colisões são, como se deveria esperar, ainda uma deficiência neste franchise. Numa relação causa-efeito, uma colisão contra um muro ou outro veículo em sentido contrário não pode, nunca, simbolizar um mero arranhão visual na viatura. Essa mesma relação já é mais realista na parte mecânica, na forma em que o comportamento do carro se desvia da linha normal de funcionamento, dependendo do estrago feito pela errante condução. Podemos concluir que, sendo um jogo que representa marcas reais, esses estragos físicos no carros estão comprometidos logo à partida.

O aspecto sonoro deste título não deixa de ser um aspecto positivo, sem nunca se tornar excelente. O melhor que podemos encontrar a nível de som será mesmo a voz de menu, sendo que a lista de músicas escolhidas para fazer parte de Forza Motorsport 3 - com grande incidência no indie e electro - são agradáveis, nada irritantes, mas não passa disso mesmo.

Para os amantes da competitividade, e deixando de parte a competitividade multiplayer offline, que diga-se de passagem, é acima da média, a grande vantagem deste jogo é que esta vertente, a nível multiplayer online está assegurada, como em mais nenhum jogo do género, em qualquer consola. É neste campo que a Turn 10 e a Microsoft terminam com uma volta de avanço, em relação a qualquer outro jogo de corridas. Para os amantes da emoção de competir "lado a lado", na pista, espera-se uma galvanização pelos utilizadores do serviço Live da Xbox 360, pela luta por um tempo mínimo recorde na estrada. No entanto, não fica por aí (muito longe disso!). Dada a possibilidade de personalizarmos o carro de milhares de formas diferentes, essa funcionalidade é explorada no Live, na medida em que os utilizadores poderão tirar imagens do carro e apresentá-las à comunidade, através da ligação ao site forzamotorsport3.net.

alt alt


Em suma, se têm cerca de 2GB livres no disco da vossa Xbox 360 - de forma a terem todos os carros e pistas que o jogo tem para oferecer -, se são amantes do desporto automobilístico, na vertente de simulação da realidade, encontrarão em Forza Motorsport 3 o expoente máximo na consola da Microsoft, além de oferecer uma boa dose de divertimento online e uma longevidade enorme, este é um título obrigatório para quem desejar usufruir do melhor que a Xbox 360 tem para oferecer.

alt

Sem comentários: